O Panorama: Cinéma Ibérique é uma iniciativa criada no âmbito da cátedra de espanhol e português da Université libre de Bruxelles, cuja segunda edição tem lugar de 13 a 16 de maio de 2026, sob o título «Regards irisés / Iridescent Gazes». O seu objetivo é explorar as ligações culturais e cinematográficas entre Espanha e Portugal, através de uma seleção de filmes representativos dos dois países. Este ano, a linha temática relaciona-se com a garantia da igualdade perante a lei, da dignidade humana e das liberdades individuais.
A convite da universidade, o Queer Lisboa programou a componente portuguesa, totalizando o programa seis longas-metragens e oito curtas-metragens apresentadas ao longo de quatro dias, uma exposição de artes visuais e encontros públicos com artistas, investigadores e ativistas.
A iniciativa conta com o apoio das Embaixadas de Espanha e de Portugal na Bélgica, do Camões IP e do Instituto Cervantes em Bruxelas.
Toda a programação é de entrada gratuita, com recomendação de reserva.
Programa completo:
13 de maio (Instituto Cervantes - Avenue Louise, 140):
- 16h15_ “Carmen & Lola”, de Arantxa Echevarría (Espanha, 2018, 103')
- 18h40_ “Duas Vezes João Liberada”, de Paula Tomás Marques (Portugal, 2025, 70')
- 19h50_ Palestra de João Ferreira, diretor artístico do Queer Lisboa e do Queer Porto
14 de maio (Cinema Galeries - Galeries de la Reine):
- 18h00_ “Outlasting – Living Archives of Older Queers”, de Ana Cristina Santos e Nuno Barbosa (Portugal, 2025, 56')
- 19h15_ Debate com Ana Cristina Santos, membro do projeto TRACE – LGBTQ+ Ageing in Southern Europe, e Denise Cullus (Rainbow Ambassadors), com moderação de João Ferreira.
- 19h45_ Abertura da exposição “Faceless”, de Pablo Diartinez
- 20h30_ “Maspalomas”, de Aitor Arregi e Jose Mari Goenaga (Espanha, 2025, 115')
15 de maio (Cinema Galeries - Galeries de la Reine):
- 18h00_ “Llueve sobre Babel”, de Gala del Sol (Colômbia, EUA, Espanha, 2025, 113')
- 20h30_ “Diamantino”, de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt (Portugal, 2018, 92')
16 de maio (Cinema Galeries - Galeries de la Reine):
- 17h15_ Programa de curtas: “Lencería Milagros”, de Jana Moreno (Espanha, 2025, 14') + “Tienes sitio”, de Estefanía Serano (Espanha, 2025, 16') + “Las Pardas”, de Sojo Simone (Espanha, 2024, 15') + “¿Dónde estás?”, de Moreno Novoa (Espanha, 2025, 14’) + “Tapete Voador”, de Justin Amorim (Portugal, 2025, 29') + “Quem Se Move”, de Stephanie Ricci (Portugal, 2025, 20') + “Rezbotanik”, de Pedro Gonçalves Ribeiro (Portugal, 2025, 18') + “O Cemitério de Insetos”, de Alex Simões (Portugal, 2025, 20')
- 20h00_ Q&A com Alex Simões e João Ferreira
Mais informações, aqui.