29 de Agosto
"Andy", o espetáculo do Gus Van Sant para a BoCA

Nos anos 60, Andy Warhol impulsionou uma mudança radical no paradigma da arte, provocando o debate sobre o que era realmente importante na sociedade americana. A cultura popular ganhou estatuto de arte, transformando objetos da vida quotidiana em ícones, como a lata de sopa Campbell.
 

O realizador de cinema Gus Van Sant aventura-se na sua primeira criação de palco, um espetáculo de teatro musical inspirado em Andy Warhol e no seu esmagador talento para elevar a ícone as imagens, ao mesmo tempo que escalava como persona e artista a um estatuto de celebridade mundial.
 

Gus Van Sant reconstrói o passado de um Warhol em início de carreira, através de uma narrativa ficcional construída a partir de factos reais e de memórias, mas também da imaginação. A atriz Edie Sedgwick, que morreu precocemente, o escritor norte-americano Truman Capote ou o crítico de arte Clement Greenberg são algumas das personagens interpretados por adolescentes e jovens atores que, nesta descontextualização da idade, testam identidades, tendo como pano de fundo o nascimento da Pop Art. A sensibilidade, a proximidade e o carisma de Gus Van Sant reavivam em “Andy” a crença de estarmos juntos e de formarmos um coletivo ou um movimento com a força de transformar o mundo.



"Andy"
 

  • Teatro Nacional D. Maria II (Lisboa) / 23 Setembro 2021 — 03 Outubro 2021
  • Teatro das Figuras (Faro) /  16 Outubro 2021
     

Texto e encenação: Gus Van Sant
Música e letras: Gus Van Sant
Com: Carolina Amaral, Diogo Fernandes, Francisco Monteiro, Helena Caldeira, João Gouveia, Lucas Dutra, Martim Martins, Miguel Amorim, Valdemar Brito
Colaboração artística e dramaturgia: John Romão
Direção musical: Paulo Furtado / The Legendary Tigerman
Direção vocal: João Henriques
Cenografia: José Capela, com assistência de António Pedro Faria e imagens de José Carlos Duarte
Figurinos: Joyce Doret
Desenho de luz: Rui Monteiro
Desenho de som: João Neves
Assistência de encenação: Teresa Coutinho
Tradução e legendagem: Joana Frazão
Direção técnica: Gi Carvalho
Produção executiva: Francisca Aires
Produção: BoCA
Co-produção: Teatro Nacional D. Maria II, deSingel, Festival Romaeuropa, Onassis Foundation, Kampnagel, La Comédie de Reims, Théâtre de la Cité – CDN Toulouse Occitanie, Teatro Calderón
Apoios: Suspenso, Teatro Thalia
Agradecimento: CCB


“Andy” é um projeto comissionado pela BoCA Bienal de Artes Contemporâneas 2021
Imagem: Gus Van Sant

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.